Big Brother da Educação


Para todos aqueles que ficaram felizes quando souberam que o ME andava a estender fibra óptica para todas as escolas a fim de permitir a internet funcionar a 100 Mb, aqui fica o que foi publicado no "ProfAvaliação". Reparem, por enquanto é só o que se vai sabendo aos poucos.

O DR de ontem traz uma resolução do Governo que autoriza o ME a gastar 30 milhões de euros, em 4 anos, na construção do Sistema de Informação da Educação. Trinta milhões de euros é muito dinheiro para a aquisição de software e respectiva gestão e manutenção. Fomos ver como é que esse dinheiro vai ser gasto. O blogue Fliscornio  dá-nos uma ajuda:
Serviços de suporte técnico e gestão operacional: 15 milhões de euros mais IVA
Serviços de desenvolvimento de sistemas de informação: 11 milhões de euros mais IVA
O editor do Fliscornio fez as contas e concluiu que vão ser gastos mais de 10 mil euros por dia só na gestão operacional e manutenção do Sistema de Informação da Educação. E o que é o Sistema de Informação da Educação? Na resolução do Conselho de Ministros pode ler-se que o Sistema de Informação da Educação é uma espécie de plataforma tecnológica que congrega dois interfaces “web”: o portal de cada escola e o portal institucional do Ministério da Educação. Os dois portais “funcionam ainda como pontos de acesso a um sistema integrado de gestão para as escolas e para os diversos organismos que integram o Ministério”. Ou seja, o ME vai gastar 30 milhões de euros num sistema que visa apertar o controlo sobre as escolas e os professores, sugando ainda mais a quase nula autonomia de que dispõem as escolas. O Sistema de Informação da Educação será um gigantesco "Big Brother" de vigilância e controlo dos professores."

É assim. Tudo isto "A Bem da Nação", é claro. Podem estar descansados, há-de vir o dia em que o ME até dirá com que cor é que devemos sublinhar - e nós deixamos. O controlo será total. Nesse dia, mais uma vez, será tarde para inverter o processo.


1 comentário:

Unknown disse...

Fiquei agradavelmente surpreendida pelo teu blogue. Tá muito giro. Vou-te aconselhar outro também interessante correntes http://correntes.blogs.sapo.pt/111596.html

Libertina

Enviar um comentário

BlogBlogs.Com.Br