Colisão de Galáxias


O Universo está em expansão. Por esta razão, poderiamos supor que as galáxias (todas) estariam a afastar-se umas das outras. Esta situação é verdadeira na maioria dos casos, mas em muitas situações as galáxias deslocam-se em movimentos convergentes e mais tarde ou mais cedo dá-se a junção, que é sempre um cataclismo cósmico. Na imagem, em baixo, vêem-se duas galáxias demasiado próximas e em rota de colisão.



Não se pense que situações como a da imagem de cima é um caso raro. Não, acontece com alguma frequência e nós, aqui da Terra, já conseguimos belas imagens que ilustram algumas situações eminentes de colisão. A imagem, em baixo, é uma compilação do que acaba de ser dito.




Nós que vivemos na galáxia "Via-Láctea", estamos em rota de colisão com a galáxia "Andrómeda". No entanto, podemos dormir descansados porque, se tal vier a acontecer, o encontro só acontecerá daqui a vários milhões de anos.

Que tipo de vida poderá existir na Terra nessa altura? É uma boa pergunta? Voltaremos para especular um pouco sobre isto.

Sem comentários:

Enviar um comentário

BlogBlogs.Com.Br