Cultura Matemática Básica


A Escola tem um grande objectivo, conseguir que todos os alunos adquiram conhecimentos básicos nas várias áreas do saber. Com o tempo e com a aquisição de novas competências, passamos a usufruir de uma Cultura Básica que permite sermos úteis à sociedade.

Todos nós cometemos erros, mas é interessante como a sociedade penaliza (e bem) qualquer indivíduo que escreva publicamente com erros ortográficos e consegue sempre encontrar uma qualquer desculpa esfarrapada quando se cometem erros matemáticos básicos. É também por esta atitude desculpabilizante que os nossos alunos sentem que ser ignorante a matemática não é grave.

Assim, não é de admirar que os alunos fujam de qualquer curso que tenha por base conhecimentos avançados de matemática. Mas, e aqueles que escolhem uma formação superior nas áreas Humanísticas, estão dispensados dos conhecimentos básicos de matemática?

No 8º Juízo Cívil da Comarca de Lisboa, um douto Juiz atendeu o recurso de um cidadão a  quem,  anteriormente, tinha sido penhorado 1/6 do ordenado e determinou: "Assim, determina o Tribunal proceder à redução da penhora do vencimento do executado para 1/5 do vencimento".

Permitam-me um pouco de especulação: Acredito que este Juiz deverá ter menos de 45 anos. Porque direi eu isto?



voltar ao topo

Sem comentários:

Enviar um comentário

BlogBlogs.Com.Br