Solidariedade

Solidariedade - a palavra, por demasiado usada, tem derrapado no seu conceito e hoje está muito associada a oferta, donativo. Temos assim, "Solidariedade" como um certa forma de "Caridade". Esta é uma forma necessária de ajuda, mas redutora do conceito de "Solidariedade", até porque se pratica, de uma maneira geral, longe do "outro".

  • Ser solidário é fazer sentir ao "outro" que não está sózinho,
  • Ser solidário é assegurar que a nossa presença é efectiva, quando necessária,
  • Ser solidário é saber viver juntos, saber repartir as alegrias e as tristezas,
  • Ser solidário é saber auxiliar quem necessita de ser ajudado, sem exigir reconhecimento,
  • Ser Solidário é dar uma palavra certa, no momento certo,
  • Ser Solidário é oferecer o ombro a quem precisa,
  • Ser Solidário é, por vezes, oferecer o nosso silêncio e saber ouvir.

Além da solidariedade individual (indivíduo para indivíduo), encontramos a solidariedade social (indivíduo para a sociedade). Há pessoas que lutam uma vida inteira por um ideal - uma causa que conduza a uma melhoria do bem-estar do Ser Humano. Encontraremos, com alguma facilidade, pensadores, poetas, escritores, políticos, cientistas e pessoas anónimas integradas ou não em organizações.

Numa sociedade, cada vez mais individualista, mais economicista e egoísta, muitos pensam: "para quê defender convicções, defender o que é Justo, ao lado de minorias, se isso não me traz quaisquer vantagens, antes pelo contrário"? Dito de outra forma, também muito popular: "O que é que eu ganho com isso"? Já não quero falar dos que se aproveitam de situações confusas e de luta, para valorizarem as suas carreiras, aproveitando, de uma maneira egoísta, a falta de concorrência dos seus pares - Infelizmente há de tudo.

Temos discernimento suficiente ou corremos o risco de, em algum momento, podermos utilizar uma qualquer atitude solidária, de âmbito social, como lavagem de consciência, levando-nos a "aceitar", como inevitáveis, situações socialmente injustas, sem nos preocuparmos com as suas causas?

Por isso, a prática da Solidariedade exige vontade, carácter, conhecimento, coragem, inteligência.
Ser solidário é, também, cerrar fileiras em defesa de Causas Justas, sem cedências nem comodismos individualistas. Quase nunca é fácil.

Quando penso no tema Solidariedade aparecem-me sempre associadas as palavras: Democracia (económica), Justiça (social) e Liberdade.

Primeiro levaram os negros
Mas não me importei com isso
Eu não era negro

Em seguida levaram alguns operários
Mas não me importei com isso
Eu também não era operário

Depois prenderam os miseráveis
Mas não me importei com isso
Porque eu não sou miserável

Depois agarraram uns desempregados
Mas como tenho meu emprego
Também não me importei

Agora estão me levando
Mas já é tarde.
Como eu não me importei com ninguém
Ninguém se importa comigo.

Bertold Brecht (1898-1956) Saber mais e mais

Sem comentários:

Enviar um comentário

BlogBlogs.Com.Br