Instrução e Educação?


A educação é o mecanismo privilegiado para a transmissão de valores éticos e cívicos e para a formação dos recursos humanos necessários ao desenvolvimento económico e à moder-nização da sociedade.

A escola é actualmente o centro desse processo e, se não estiver devidamente organizada e com recursos adequados, poderá tornar-se num lugar de regeição para alunos e professores, onde irá crescer o desinteresse e a indisciplina.

"Quais os valores que devem inspirar a educação, para que o aluno de hoje se possa tornar no cidadão consciente, autónomo e responsável que a vida democrática exige? (António Sérgio)

A escola não pode evitar, para o bem e para o mal, a questão dos valores e da educação pessoal, social e moral, pelo simples facto de estarem naturalmente presentes na escola e na sala de aula.

Toda a educação é, assim, para a cidadania. E, não sendo sustentável uma perspectiva de neutralidade, importa garantir a vivência de valores que sejam assumidos por todos e que sejam factores de autonomia e responsabilidade.

Uma das vertentes da Educação é a formação do Carácter. Podemos defini-lo como sendo a "maneira habitual e constante de reagir, própria de cada indivíduo".

Serão as práticas nas escolas adequadas à formação de um bom carácter nos nossos alunos?

Ramiro Marques estudou o tema que podemos consultar em "O livro da Nova Educação do Carácter".

"As virtudes de carácter não são adquiridas pelo ensino, mas sim pelo hábito. Nenhuma das virtudes de carácter surge naturalmente. As crianças não nascem com elas. Embora as crianças nasçam com os sentidos naturalmente activos, por exemplo a visão ou a audição, o mesmo não acontece com as virtudes de carácter que carecem de tempo, experiência, prática e actos repetidos, de forma a se tornarem hábitos".
"Se as virtudes de carácter se adquirem pelo hábito, uma comunidade onde rareiam oportunidades para a criação de bons hábitos é totalmente hostil à aquisição das virtudes de carácter."
"Um país com um poder político hostil à prática das virtudes não oferece as condições de base para o desenvolvimento do carácter dos cidadãos. Um poder político hostil à prática das virtudes é, por exemplo, um poder político favorável à corrupção, clemente para com o crime organizado ou fomentador de rivalidades étnicas."
"Uma escola que se tenha tornado numa comunidade hostil às virtudes de carácter potencia um ambiente favorável à aquisição dos vícios. É fácil identificar os vícios que um tal ambiente hostil favorece: injustiça, imprudência, intemperança, cobardia, desonestidade, irresponsabilidade, entre outros."
"Quer queiram quer não, os professores são sempre exemplos para os seus alunos. Quanto mais jovens são os alunos mais importância dão ao exemplo dos professores. Ao fim de pouco tempo, os alunos são capazes de reconhecer a personalidade do professor, simpatizar com determinadas qualidades e antipatizar com certos defeitos. Raramente, os alunos se enganam quando apelidam um professor de injusto, pouco empenhado, trocista ou rude. O mesmo se poderá dizer quando apelidam um professor de justo, simpático e empenhado."
"É por isso que os professores devem fazer a si próprios as seguintes perguntas: a) “os meus hábitos enquanto professor são adequados à minha função de educador?”; b) esses hábitos poderão ser adoptados pelos meus alunos?”; c) “ as minhas atitudes são compatíveis com a filosofia e o projecto educativo da escola?”."
               Ver Fonte                                                                                                Ramiro Marques

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