Firmin


Livro:
"Firmin - Adventures of a Metropolitan Lowlife" foi editado, nos Estados Unidos, em 2006.
A versão portuguesa, na sua 1ª edição, é de Janeiro de 2009, editado pela "Planeta".
É uma novela de 156 páginas. Preço: 14 €.

Autor: Sam Savage
Natural da Carolina do Sul, Sam Savage é licenciado e doutorado em Filosofia na Universidade de Yale.

Aos 65 anos, já reformado, estreia-se com "Firmin", uma obra singular, que alcançou enorme sucesso nos Estados Unidos e em todos os países onde foi traduzida, Espanha, Brasil, Itália, Alemanha e agora Portugal.

Comentário:
É um livro bem escrito, que se lê sem solavancos, escrita fluída, com a particularidade de o narrador ser um rato.

Firmin é o 13º filho de uma ratazana alcoólica que só tinha 12 tetas. Nasceu, tal como os seus irmãos, na cave de um alfarrabista, num bairro de Boston. Como era o mais fraco de toda a ninhada, nunca conseguia chegar às tetas da mãe. Assim se safou do alcoolismo e, para sobreviver, começou a comer livros, tornando-se, ao longo do tempo um rato culto.

Trata-se de uma fábula adulta, sensível e talvez divertida, sobre o poder da leitura. Os livros não são apenas poderosos. São Mágicos. Tão mágicos que até um rato pode tornar-se num sensível e romântico sonhador "humano".

Firmin é amoroso. Tem uma vontade enorme de perceber como funciona o mundo, admira a competência do alfarrabista, os seus vastos conhecimentos e o amor com que trata os livros. Firmin imagina conseguir estabelecer uma relação cordial com ele, arrisca e quase morre por isso. Tem uma vontade enorme de quebrar o seu isolamento, de amar. Revê-se como um galã de cinema, que ele vê nas sessões contínuas no cinema do bairro, acompanhado pelas suas damas e sofre quando se olha ao espelho e todo o seu imaginário se desfaz.

A humanização do rato é de tal maneira intensa, que vibramos, ao longo do livro, sempre que ele ultrapassa as "alhadas" em que se mete (é o nosso herói) e quando de seguida, racional, analisa o que poderá ou não fazer.

Firmin é um ser humano preso num corpo de rato, é essa a sua tragédia. É um sonhador e um sobrevivente da vida, graças à sua cultura superior.

Simplesmente maravilhoso. A não perder...

Classificação: 




voltar ao topo

Sem comentários:

Enviar um comentário

BlogBlogs.Com.Br