Parábola do Professor


Naquele tempo, Jesus subiu ao monte seguido pela multidão e, sentado sobre uma grande pedra, deixou que os seus discípulos e seguidores se aproximassem. Depois, tomando a palavra, ensinou-os dizendo:

Em verdade vos digo, bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles...


Pedro interrompeu: -Temos que aprender isso de cor?
André disse: -Temos que copiá-lo para o caderno?
Tiago perguntou: -Vamos ter teste sobre isso?
Filipe lamentou-se: -Não trouxe o papiro-diário.
Bartolomeu quis saber: -Temos de tirar apontamentos? 
João levantou a mão: -Posso ir à casa de banho?
Judas exclamou: -Para que é que serve isto tudo?
Tomé inquietou-se: -Há fórmulas, vamos resolver problemas?
Tadeu reclamou: -Mas porque é que não nos dás a sebenta e pronto!?
Mateus queixou-se: -Eu não entendi nada, ninguém entendeu nada!

Um dos fariseus presentes, que nunca tinha estado diante de uma multidão nem ensinado nada, tomou a palavra e dirigiu-se a Ele, dizendo:

-Onde está a tua planificação?
-Qual é a nomenclatura do teu plano de aula nesta intervenção didáctica mediatizada?
-E a avaliação diagnóstica?
-E a avaliação institucional?
-Quais são as tuas expectativas de sucesso?
-Tendes para a abordagem da área em forma globalizada, de modo a permitir o acesso à significação dos contextos, tendo em conta a bipolaridade da transmissão?
-Quais são as tuas estratégias conducentes à recuperação dos conhecimentos prévios?
-Respondem estes aos interesses e necessidades do grupo de modo a assegurar a significatividade do processo de ensino-aprendizagem?
-Incluíste actividades integradoras com fundamento epistemológico produtivo?
-E os espaços alternativos das problemáticas curriculares gerais?
-Propiciaste espaços de encontro para a coordenação de acções transversais e longitudinais que fomentem os vínculos operativos e cooperativos das áreas concomitantes?
-Quais são os conteúdos conceptuais, processuais e atitudinais que respondem aos fundamentos lógico, praxeológico e metodológico constituídos pelos núcleos generativos disciplinares, transdisciplinares, interdisciplinares e metadisciplinares?

Caifás, o pior de todos, disse a Jesus:

-Quero ver as avaliações do primeiro, segundo e terceiro períodos e reservo-me o direito de, no final, aumentar as notas dos teus discípulos, para que ao Rei não lhe falhem as previsões de um ensino de qualidade e não se lhe estraguem as estatísticas do sucesso. 
-Serás notificado em devido tempo pela via mais adequada. E vê lá se reprovas alguém! 
-Lembra-te que ainda não és titular e não há quadros de nomeação definitiva.


    ... E Jesus pediu a reforma antecipada,  aos trinta e três anos...

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