Palavras para Adolescentes


Livro:
"Palavras para Adolescentes - o complexo da lagosta" foi editado em França em 1989.
A edição portuguesa é de Novembro de 1991, editado pela Bertrand.
O livro tem 126 páginas. Preço actual: 3 €.


Autores:
Françoise Dolto (1908-1998) - Pediatra e Psicanalista.
Catherine Dolto Tolitch - Psicoterapeuta infantil e escritora sobre saúde infantil.
Colette Percheminter - Amiga de infância e colaboradora de Catherine.

Comentário: Dos adolescentes , Françoise Dolto dizia que eles eram como as lagostas durante a muda, sem carapaça, confrontados com todos os perigos, até ao crescimento de uma outra protecção.

É um livro com uma escrita muito simplificada, muito estruturada, nada romanceada, dirigida e muito centrada nos temas importantes na adolescência. Creio que qualquer adolescente que pegue no livro, já não o largará enquanto não o acabar.

Por aquilo que acabei de escrever parece que o livro é só para adolescentes. Nada de mais errado, o conteúdo é para ser lido também por adultos, a começar pelos pais e professores

A adolescência é uma fase insegura, por vezes dolorosa, mas muito bela porque sentimo-nos crescer. Sentimos que ganhamos autonomia e em dada altura verificamos que deixámos de ser crianças e somos adultos.

A complexidade da adolescência deriva da nossa própria natureza e a sexualidade é o mais difícil de "arrumar". Se fossemos só animais, bastavam os instintos e entre eles o instinto reprodutor. Mas somos mais evoluídos e por isso, felizmente, mais exigentes. Não nos sentimos completos, satisfeitos, só com o acto físico, necessitamos de afectos, precisamos de oferecer amor, queremos amar. Só assim nos sentimos completos, prenchidos, prenhes do outro.

As autoras do livro ao falarem directamente dos problemas, mostram que conhecem do que falam, mostram que conversaram horas infinitas com adolescentes e vão mais longe dão a palavra aos próprios adolescentes, que fazem os seus depoimentos.

Adorei quando o li a primeira vez e voltei a adorar quando o reli agora.

O livro tem dois pontos negativos. As fotografias que ilustram o livro, hoje, estam completamente desajustadas e a encadernação é de tão má qualidade que na primeira leitura que fizermos, ficamos com o livro transformado em fascículos. Podemos, neste caso, aproveitar para retirar as fotografias, que são páginas não numeradas. Vai ser penalizado na classificação devido à péssima encadernação.

Aconselho-vos, tal como fiz ontem, a consultarem alguns extractos deste livro [Aqui].

Classificação: 

Sem comentários:

Enviar um comentário

BlogBlogs.Com.Br